Curiosidade

quinta-feira, 4 de abril de 2013


Bíblia é uma palavra de origem grega cujo significado é “rolo” ou “livros”. Ela vem de Biblos, provavelmente por cauda da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiros utilizados na produção de livros.

Foi São Jerônimo (Eusebius Hyeronimus) quem chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". Ele traduziu a Bíblia para o latim. Um detalhe interessante: São Jerônimo é o padroeiro dos bibliotecários e tradutores.

Acredita-se que a Bíblia tenha sido escrita ao longo de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais.

A Bíblia é dividida em duas partes: Antigo Testamento, com 39 livros, e Novo Testamento com 27 livros. Porém…

A Bíblia protestante possui sete livros a menos do que a Bíblia católica. São eles: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico.

O Pentateuco (os primeiros cinco livros bíblicos: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) é quase do tamanho do Novo Testamento

O Pentateuco cristão corresponde à Torá dos judeus.

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. O Novo Testamento, por sua vez, foi originalmente escrito em grego.

A verdade é que foram usados três idiomas diferentes na escrita da Bíblia: o hebraico, o grego e o aramaico.

Acredita-se que o Pentateuco foi escrito por Moisés e os Salmos por Davi. A verdade, porém, é que foram escritos por mãos diferentes. Não tiveram apenas um, mas vários autores.

A maioria dos especialistas em Bíblia acredita que os primeiros livros só começaram a ser escritos durante o reinado de Davi, por volta do ano 1.000 a.C.. Detalhe importante: foi Davi quem unificiou de vez as tribos de Israel formando um único reino.  

Fonte:maisquecuriosidade

"DROGAS"



A palavra droga originou-se do holandês “droog”, que significa “folha seca”.

A venda ilegal de drogas movimenta por volta de U$ 300 bilhões ao ano e representa 8% do comércio mundial.

As primeiras evidências de consumo de cannabis datam do terceiro milênio a. C.. A erva foi consumida por gregos, hindus, assírios, dácios, trácios e outros povos. Segudo um relato do historiador grego Heródoto, a cannabis era usada em saunas para deixar os frequentadores “alucinados”.

Você sabia que o primeiro carregamento de cannabis chegou ao Brasil em caravelas portuguesas no ano de 1549?

Segundo estimativas da ONU, cerca 4% da população mundial - o que equivale a 165 milhões de pessoas - usa maconha pelo menos uma vez por ano. O número de consumidores diários é de aproximadamente 22 milhões.

Algumas mentiras sobre a maconha: ela diminui o número de espermatozóides no homem, induz à violência por parte do usuário, estraga os neurônios e pode levar o usuário à esquizofrenia.

Verdades sobre a maconha: o usuário pode partir para drogas mais pesadas, a fumaça está associada ao aparecimento de bronquites, fumar durante a gravidez traz problemas para a criança, pacientes de esquizofrenia que fumam podem ter crises mais fortes e o fumo pode provocar perturbações hormonais nas mulheres. Os riscos de pessoas que consomem maconha por mais de cinco anos serem vítimas de alucinações é duas vezes maior; e o de delírios, quatro vezes mais elevado.

O dia 1º de novembro é o Dia Nacional da Maconha, data em que ocorrem diversas manifestações a favor do uso da erva.

Segundo os cientistas, algumas drogas não-legalizadas podem, sim, ser usadas para fins medicinais. A cocaína, por exemplo, já foi largamente utilizada como anestésico. A maconha é usada em muitas partes do mundo para tratar glaucoma, esclerose múltipla e náuseas e dores de pacientes em tratamento com quimioterapia.
Fonte:maisquecuriosidade



 


Água
A água é um composto químico bem simples, formado por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. O oxigênio é representado por "O" e o hidrogênio por "H". A fórmula da água é, então, H2O.  Vocês, provavelmente, já ouviram mas talvez não soubessem de onde vinha esse termo.

A água de rios e lagos, em lugares muito frios, só congela na superfície que está em contato com o ar frio. Isso porque, em baixas temperaturas, a água dilata e, à medida que se solidifica transformando-se em gelo, fica menos densa. O que é muito interessante é que o gelo na superfície dos rios e dos lagos serve como uma proteção contra o frio intenso e, mesmo que as temperaturas externas fiquem muito baixas (por exemplo, a -20 °C), a água se mantém numa temperatura de cerca de 4 °C. 
Isso trás duas vantagens para a manutenção da vida: primeiro, mesmo com frio intenso, a vida aquática não desaparece no inverno rigoroso de lugares onde neva porque a água não congela totalmente; além disso, a temperatura da água abaixo do gelo não diminui muito, o que ajuda a manter a atividade biológica desses rios e lagos.
Já que estamos falando em água congelada, uma curiosidade é que os Icebergs são formados de água pura; não tem sal no iceberg apesar de estarem no mar. 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.